Uncategorized

10 passos pra você tomar coragem e empreender

Mesmo sendo um país rico e com tantos benefícios naturais e tudo para ser uma grande potência, o Brasil ainda caminha com dificuldade em rumo ao progresso que sua bandeira enaltece.

Um país precisa ter empregos, trabalhadores qualificados e impostos baixos para que possa prosperar de fato e principalmente sua população.

Nosso país ainda não pode ser chamado de super potência e justamente por que, apesar do emprego ter aparecido e os trabalhadores estarem mais qualificados e preocupados com os estudos, ainda temos os impostos mais altos do mundo e um crescimento do PIB muito modesto, para uma economia que tem tantas chances de crescer e mudar para melhor.

Olhando com esse olhar, é de se acreditar que num país tão lento em desenvolvimento econômico, exista um povo inerte que não luta.

Mas brasileiro, como diz a música de Raul Seixas nunca desiste, e por isso estamos entre os 10 países que mais empreendem no mundo.

E isso sim é um ponto positivo e que faz a economia andar para frente.

É assustador para qualquer um, num primeiro momento, pensar em montar um negócio, arriscar.

Mas se você tem o preparo, a ideia e o tino certo para os negócios, o que você precisa é só de uma ajudinha, um empurrãozinho para tomar coragem e montar seu negócio e agora em 2017.

Ano novo, vida nova! Veja 10 dicas incríveis pra você perder esse medo de empreender em 2017 e começar a prosperar e crescer pelos próximos anos.

1- Perca de vez esse medo bobo

Se você enxergou uma nova oportunidade onde ninguém viu, se você tem um dinheirinho guardado que dá pra investir no seu negócio próprio ou se a situação apertou e é preciso tomar uma decisão rápida, empreenda já!

Lógico que dá medo de tudo dar errado, de você se frustrar, mas você nunca vai saber se não tentar.

Perde esse medo, esse frio na barriga e vai com frio mesmo… com certeza você irá se apaixonar por essa decisão e ficar com borboletas no estômago de tanto paixão pelo que faz!

2- Estude, estude e estude

Se você já fez faculdade, MBA, fala 10 línguas diferentes, tem um belo currículo em empresas privadas e não quer mais pensar em pisar numa sala de aula, pode esquecer que realmente empreender não é pra você. Empresários precisam estar em conhecimento contínuo e, portanto tem que estar aprendendo todo tempo.
Nunca deixe de estudar, ler, ouvir, sentir.

Não abra mão do conhecimento, pois é ele que te levará para as experiências e quanto mais conhecimento, menores chances de erros e mais acertos para seu negócio dar certo.

3- Converse com quem já segue no ramo que deseja atuar

Converse com seus concorrentes, conheça o que os motivou a empreender e o que eles fazem de diferente que caem no gosto dos clientes. Observe o negócio deles e veja como você pode ser melhor.

Conhecendo seu concorrente, você estará ainda mais preparado para se focar em um diferencial e ser melhor que ele.

4- Encontre um nicho

Não é fácil encontrar um nicho de negócios, já que parece que todos que poderiam ser feitos já foram encontrados.

Mas sempre existe uma boa ideia que pode ser aprimorada ou recriada. Um exemplo de nicho foi o que o Mc Donald’s encontrou, quando suas lojas viviam lotadas de gente querendo comprar só um sorvete, enquanto outros queriam lanches e sentar em algum lugar.

Eles decidiram criar um quiosque pequeno e apenas para comercializar os sorvetes da rede em shoppings, e hoje eles separaram o serviço, dando mais rapidez na loja e comodidade pra quem só quer uma casquinha.

É por aí!

5- Trabalhe com o que você conhece

Muita gente entra em enrascadas empresariais por que não conhece nada sobre o ramo que está pensando em empreender.

Imagine alguém que sabe trabalhar com ferros, siderurgia, de repente montar uma loja de tecidos!

É falência na certa.

Monte um negócio que você saiba realmente trabalhar e de preferência que tenha já uma clientela ou pessoas que conhecem seu trabalho e falem bem dele. Assim você tem menos chances de se frustrar.

6- Comece aos poucos

Tá que você está com medo de empreender, mas também não vai tomando coragem a ponto de começar o negócio com um investimento alto, quando ainda não se tem clientes pra lhe dar o retorno desse investimento todo.

Calma, comece devagar e de baixo, aos poucos. Seja paciente e constante.

Em pouco tempo você vai ver como seu negócio estará dando lucro e com condições de crescer mais.

7- Tenha metas e objetivos claros

Metas são sonhos que você quer realizar a curto prazo, enquanto os objetivos são sonhos a longo prazo.

Tenha definido isso em você, decida que em 5 anos, curto e médio prazo e que são as metas, você venha montar mais uma filial ou ampliar a loja.

Como objetivo, decida que em 10 anos você já tenha pelo menos umas 3 ou 4 filiais e tenha comprado ou alugado as pequenas lojas vizinhas a sua. Tenha foco bem certeiro no que você quer.

8- Esteja aberto a sugestões e broncas

A pior coisa que existe é um ser humano arrogante.

Cuidado para que o sucesso do seu negócio, não faça você achar que já está tudo bem, você ficou rico ou vai ficar logo, logo e agora não precisa de conselhos de ninguém.

Ouça seus parentes, cônjuge e principalmente outros empreendedores no mesmo ramo ou que estão há mais tempo com um negócio aberto e seja lá qual for o ramo de atuação.

Aceite as sugestões e ideias propostas, pois você pode transformá-las em novas ideias para sua empresa.

Assim como as broncas e reclamações, farão você ficar com o pé no chão e ser mais realista.

9- Faça um plano de negócios

O plano de negócios não é só as metas e objetivos que já foram ditos no item 7, mas também é o plano de negócios que fará você se organizar diariamente, semanalmente e mensalmente, tendo uma visão de tudo que poderá fazer pela sua empresa em 1 ano.

É de suma importância que esse plano de negócios, esteja bem determinado também a receita e despesas e sempre separe um valor para guardar na poupança, tendo como uma segurança para um caso extremo.

Defina com cuidado e logo no início esse plano de negócios, pois ele será a bússola, a agenda da sua empresa.

10- Pense positivo e siga em frente com seu sonho!

Depois dessas 10 dicas, você já deve estar mais seguro para começar seu negócio do zero não é mesmo? Lembre-se que não existe momento bom para abrir uma empresa, na verdade ela pode até surgir em meio a momentos conturbados.

Perca o medo, enfrente a realidade e encare as ferramentas que você e siga em frente rumo a um futuro melhor e mais próspero.

About the author

dinheiromais_h6hjrj

Leave a Comment